sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Braque em 3 Dimensões


Foto de Georges Braque e a escultura "Les Trois Grâces" em pasta de cristal
No fundo a Place Stanislas, em Nancy


Georges Braque, que foi juntamente com Picasso um dos responsáveis pela passagem da arte moderna à arte contemporânea com a criação do cubismo, no final de sua vida chegou à conclusão que “não bastava mostrar visualmente as obras que pintamos, é necessário também deixar tocá-las.”

Sintetizou então suas obras mais importantes em guaches, as quais foram em seguida transformadas em 3 dimensões, nascendo assim a série “Metamorfoses”, tendo como tema os deuses da mitologia. Para realizar esta transformação ele escolheu materiais preciosos como o ouro, a prata, o bronze e as pedras preciosas. Esta coleção foi apresentada no Museu do Louvre em 1963, sendo que Braque foi o primeiro pintor a ter suas obras apresentadas neste museu quando ainda em vida.

Mas faltava o cristal. Como ele faleceu em 1963, seus herdeiros resolveram recentemente, em colaboração com a cristaleria Daum, aqui de Nancy, realizar as “Metamorfoses” também neste material, dando assim origem à coleção que se encontra exposta na prefeitura de Nancy, na Praça Stanislas. Adivinhem se não fui ver? E como não sou egoísta, tenho fotos* para vocês...

Clique na imagem para ver o diaporama

*Fotos de Monique Colin




13 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Absolutamente sensacional.
Fico aqui pensando... Como é que eu teria acesso a isso, se você não existisse pra puxar a minha orelha e dizer: "quanta coisa você ainda tem a aprender...".
Esteticamente belíssimo e culturalmente interessantíssimo.
Vou dormir hoje, me sentindo maior do que fui dormir ontem.
É assim que me sinto quando visito o seu blog.
Um beijo, minha amiga.
Obrigado por mais esta.

Anônimo disse...

Que coisas lindas e muita criatividade do criador também.

E gostei do site de slide, vou guardar e usar quando tiver algumas fotos para mostrar .

bjs

Anônimo disse...

Que bárbaro. Postagem maravilhosa! Completa! Sempre se superando, Maria Augusta!

Abraços! e obrigado.

Anônimo disse...

Oscar, obrigada pela visita, não tinha a intenção de puxar a tua orelha (rs). É que quando vejo coisa bonita dá vontade de trazer para o blog para "registrar o momento" e também para compartilhar com vocês. Um beijo.

Sereia, realmente Braque é maravilhoso. O Slideshow seria ótimo para tuas fotos, pode-se colocar várias sem se preocupar em superlotar a página.Um beijo.

Eduardo, sabia que gostaria, esta postagem é bem dentro da "tua praia", as artes plásticas. Um beijo.

Luma Rosa disse...

Georges Braque, queria voar!! Veja as esculturas que mostrou no slide, peixes e aves, animais voadores - peixes não possuem asas, mas voam, pensa bem! (rs*)
Ele viveu em Le Havre, uma cidade que abriga "as mãos" de Niemeyer. Não é um luxo para nós?
Na comemoração dos 450 anos de São Paulo, a Oca e Oscar Niemeyer trouxeram para o Brasil a exposição de Picasso - interessante as referências e como na arte sempre existe um lugar comum - Picasso e Braque sempre foram confundidos até pelos próprios artistas. Quem seguia Matisse, seguiu Picasso e o cubismo virou uma grande vertente da arte moderna.
Essa montagem em 3D está ótima! Faz um tempão que estou olhando! Ah, estou em lua de mel com os meus olhos!!
Bom fim de semana! Beijus

Laura_Diz disse...

Que maravilha!
vc tem colocado coisas lindas aqui. Merci. :)
eu não conhecia tb... mto interessante tudo.
Um dia vou aí te visitar, acho que o ano que vem, sabia?
Bjs Laura

Lina disse...

Olá Maria Augusta,

Simplesmente lindo!
Você vive num lugar culturalmente abençoado.
Seu blog, tem sido minha janela para um mundo que e~u desconhecia e ignorava.
Faz um bem vir aqui!

Beijos e um maravilhoso final de semana.

Unknown disse...

Maria Augusta, a turma já disse tudo, seu blog é ponto de encontro da cultura. Nem sempre que aqui venho deixo algum comentário mas tenha certeza que, a cada visita, meus conhecimentos crescem. Você está de parabéns. Bjs

Anônimo disse...

Luma, Georges Braque queria voar...como a Luma, o logo e o template do teu site dão esta impressão. Realmente ele é confundido com Picasso, mas pessoalmente prefiro Braque, apesar da fama de Picasso. E que bom que aí no Brasil se fazem boas exposições, como esta que você descreveu. Cuida bem dos teus olhos, é um bem precioso. Beijos e um bom fim de semana.

Laura, então você resolveu vir conferir pessoalmente? Que bom, a França merece ser visitada. Beijo grande e bom fim de semana.

Lina, você gentil como sempre, também gosto muito de ir ao teu "Once upon a Time", "Ginger musicalmente musical" e "Mentes Psicodélicas". Um beijo e um ótimo fim de semana.

Ronald, você é muito gentil, só vou descrevendo as coisas que visito para depois não esquecê-las. Obrigada pela visita e volte sempre. Um grande abraço e bom fim de semana.

Sandra Leite disse...

E viva a arte!
Adorei o post. Sou apaixonada pelo cubismo e acabei de escrever sobre Picasso.
Braques, Picasso, Gris, Léger e Delaunay formaram um time de primeira.
Adorei teu blog. Visitarei sempre,

beijos

Sandra

Moacy Cirne disse...

Oi, cheguei aqui através de um comentário seu em Sandra Leite. É sempre bom descobrir um blogue novo, quando este nos parece interessante. Ou mais do que isso. Dei uma geral e gostei do que vi: sua escrita elegante, seus temas variados, sua compreensão da arte. Um abraço. Voltarei.

marilia disse...

Maria, que sorte poder ver e 'viajar' nessas obras, belíssimas!
Obrigada por ter colocado os slides e nos permitir compartilhar das maravilhas...
um bjo e ótimo domingo!

Anônimo disse...

Sandra, o cubismo foi realmente uma grande inovação da arte do século XX. Visitei teu blog, gostei muito do post sobre o Picasso. Obrigada pela visita e uma boa semana. Abração.

Moacy, seja benvindo. Obrigada pela visita e pelo comentário e volte sempre, é um prazer. Um abraço e uma boa semana.

Marilia, que bom que você gostou. Um beijo e uma boa semana para você.